top of page

Greenmarkets e soluções sustentáveis em NY

  • Julia Guedes
  • 16 de nov. de 2015
  • 3 min de leitura

Tendo vivido grande parte da minha vida em pleno contato com a natureza, busco sempre aprender novos meios de ajudar o ecossistema a funcionar em seu ciclo natural, intervindo o mínimo possível. Por isso, sempre que faço viagens para lugares diferentes, gosto de descobrir as alternativas que cada cidade oferece para a construção de um ambiente saudável. Para a minha surpresa, a “pequena” porém caótica cidade de Nova Ioque faz um belíssimo trabalho em ofertar diversos meios para que os moradores contribuam coletivamente para um bem comum e sim, funciona muito bem.


Apesar de ter começado com apenas 12 agricultores locais, hoje a Greenmarket conta com mais de 50 mercados de rua, 230 famílias participantes e 30,000 acres de plantações. Os mercados são distribuídos por todos os cinco bairros da cidade (Bronx, Queens, Brooklyn, Manhattan e Staten Island) e contam com diversos produtos orgânicos – desde vegetais e frutas, até sucos, chás, pães e doces produzidos artesanalmente, com preços acessíveis.


Todos os mercados promovem eventos, workshops e até tours em escolas para ensinar as crianças sobre os impactos da alimentação na saúde, no meio ambiente e em suas comunidades. Se você usar bastante as redes sociais, pode até postar uma foto de seu prato feito com produtos locais com as hashtags #feedfeed #GrowNYC.

No site há uma lista completa de fazendas e produtores, além de diversas outras atividades, como trabalhos voluntários e visitas guiadas até as fazendas – uma ótima ideia para quem quer escapar um pouco da cidade grande. Para quem não tem tempo para ir até um mercado de rua há o Fresh Food Box Sites: lugares onde a pessoa paga previamente e recebe uma caixa com os alimentos frescos na semana seguinte!


Aberto todas as segundas, quartas, sextas e sábados, das 8 a.m. às 6 p.m., o Union Square Market é um dos mercados mais famosos, tanto por sua localização quanto pela oferta de produtos. No site eles anexam pdfs com o mapa geral do mercado e o que está disponível em cada dia. Localizado na Union Square, o mercado conta com muitos profissionais gentis e que possuem alimentos bons, baratos e sempre muito bem apresentados. Depois de comprar o que deseja, você pode sentar em um dos cantos da praça e fazer sua refeição ao lado das várias pessoas, que vão e vem pela movimentada porém aconchegante praça.


Claro que, além de produtos animais, há diversas opções vegetarianas/veganas, gluten-free, fat-free, entre outros. E os preços são bem melhores do que as opções de mercados como o Whole Foods, por exemplo, que é famoso por seus produtos alternativos. Basicamente, o programa é muito bem pensado, administrado e traz mudanças significativas na vida das pessoas da cidade.


Apesar de haver grande oferta de alimentos nos supermercados, não há nada como comprar do próprio produtor, sabendo de onde sua comida veio e, principalmente, que ela não está cheia de agrotóxicos. Além disso, ajudar os produtores locais faz com que eles cresçam e construam uma rede ainda maior de profissionais que sabem trabalhar de modo sustentável, correto e cuidando ainda mais da terra, ao invés do contrário.


GrowNYC


Criado em 1970, o programa GrowNYC’s Greenmarket promove agricultura regional e garante uma contínua oferta de alimentos frescos e produzidos localmente para os moradores de Nova Iorque. Sendo uma organização sem fins lucrativos, buscam aumentar a qualidade de vida dos moradores, promovendo trabalhos comunitários em todos os bairros da cidade.

Seja cuidando dos mercados de ruas ou fazendo novos jardins nas comunidades ao redor, os responsáveis buscam sempre conscientizar as pessoas de qualquer idade sobre a importância do meio ambiente, como reciclar seus resíduos e, principalmente, a fazer composto orgânico em casa.

A reciclagem, jardinagem e compostagem podem ser feitas dentro dos cinco bairros de Nova Iorque. Às vezes são marcados eventos com pontos de coletas, mas quase sempre há um local de “amostra” para guiar os moradores locais, onde tambéms são ofertados workshops e trabalhos voluntários para quem quiser dar uma ajuda extra.


Para mais informações: http://www.grownyc.org/greenmarket

 
 
 

Comentários


© 2015 por Cola aí  |  Todos os direitos reservados.

bottom of page